Fez irradia uma aura única. Esta cidade imperial é a guardiã de 13 séculos de história marroquina. Meknes tem um passado rico e prestigioso e guarda surpresas maravilhosas.
Caminhe pelas muralhas que guardam a célebre Medina de Fez, cujo valor universal excepcional foi reconhecido pela UNESCO. Passeie pelas ruas do distrito de Fes-El-Bali. O Portão Bab Boujloud é a maneira mais fácil de acessar a medina. Em maio, as praças e ruas da cidade ganham vida com música de todo o mundo, à medida que o Festival de Música Sacra toma conta da antiga capital imperial. Juntamente com o festival Jazz in Riads, é um dos destaques culturais da cidade.
Não saia sem provar a extraordinária gastronomia da cidade, considerada uma das melhores do mundo.
A apenas 64 quilômetros de Fez fica a cidade de Meknes, outro museu ao ar livre. A sua medina e os restos do palácio real também lhe valeram a designação de Património Mundial da UNESCO. Passe pela Porta Bab Mansour na praça El Hedime para entrar na medina e apreciar esta obra-prima da arte hispano-mourisca. Não deixe de visitar os estábulos reais e o celeiro do Sultão Moulay Ismail e não perca Volubilis. Este sítio arqueológico romano ao norte de Meknes é o mais extenso de Marrocos. O seu arco triunfal, o capitólio e a casa de Baco atestam o esplendor da cidade, bem como a sua importância económica e política.
As cidades imperiais e eternas de Meknes e Fez proporcionam uma experiência atemporal que confunde as fronteiras entre o passado e o presente.